Estude nos Estados Unidos

História do Rugby


As lendas sempre são cheias de confusões e boatos que ocasionalmente são interpretados com muita fantasia e imaginação. Como adoro história, lendas e mitos resolvi pesquisar sobre o surgimento do Rugby. A história do surgimento do rugby, infelizmente, não é uma exceção a essa regra. Mas você pode estar se perguntando, o que quero saber sobre Rugby? Simplesmente porque ele é o esporte mais popular e praticado na NZ. O Rugby para um "kiwi" é como o futebol para nós. Bom, então senta que lá vem a história...
Há uma legião que acredita veemente na tradicional lenda, mas muitos ainda interpretam a história com reservas. De acordo com algumas pessoas, a lenda da criação do rugby teve início por William Webb Ellis, um estudante de Londres. Foi dito que, durante uma partida de futebol em 1823 na Rugby School, o tal impetuoso jovem ficou irritado com o jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido no campo provocando a ira de seus colegas, que tentavam pará-lo agarrando-o de qualquer maneira. Assim, inconscientemente, o rapaz teria inventado o jogo de rugby. Moral da histótia: às vezes, até de momentos de fúria temos que ser criativos!!!

Por ser uma lenda, outros falam que a bola era carregada com os braços com muita freqüência nos jogos de futebol durante 1820 e 1830. Muitos estudantes antigos da Rugby School dizem que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo antes, contrariando a história do rebelde rapaz. Apesar da eterna contradição da origem, instituições importantes como French Rugby Federation concederam grande importância na manutenção do túmulo de William Webb Ellis como um símbolo do surgimento do Rugby. William viveu como pastor e foi sepultado no cemitério marítimo em Menton, na França. Assim, todos aqueles que praticavam o jogo com as mãos se uniram para padronizar as regras do esporte. O "Foot-ball Rugby" teria então um desenvolvimento independente do "Foot-ball Association".Em 1871 foi fundada a primeira Rugby Union em Londres e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No país de Gales , onde o Rugby tem raízes profundas principalmente na população mais humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo galês. Posteriormente foi levado para Escócia, Irlanda, no continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo as colônias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.
O Rugby é o segundo desporto de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do desporto. É também bastante popular na França, Itália e Argentina. Apesar disto, está fora dos Jogos Olímpicos desde 1928.
A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre selecções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.
O espírito do Rugby é uma doutrina para seus praticantes melhor conscientizados. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas , que tão somente no momento do jogo, dividem-se em dois grupos de quinze. Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes anti-desportivas. Tanto isso que, após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida recém jogada. Isso parece familiar, não é?

Nenhum comentário: