Estude nos Estados Unidos

Local Tips - tenha uma jade

Pra quem quer uma idéia pra presentear com bom gosto ou curte adereços, na Nova Zelândia tem um tipo de souvenir bem bacana: a Jade.

Por ser uma pedra ornamental, a Jade é muito usada pelos artesãos – principalmente pra fazer pingentes. E ainda, usando da tradição Maori, algumas formas/esculturas tem um significado especial. Olha só:

- Tiki: forma humana que possivelmente representa os ancestrais. É um símbolo poderoso de boa sorte. A cabeça inclinada siginifica pensamento; as mãos, força; a boca, comunicação; o coração, amor e o quadril, feritilidade.





- Koropepe: imagem de uma espécie de enguia, peixe ou espécie marinha em movimento.

- TE NAIHI (faca): cega ou decorativa, usada como ferramenta ou como pingente.

- Coração: o formato representa amizade.


- HEI MATAU (anzol): Determinação, força, paz, prosperidade e viagem segura, especialmente sobre as águas.


- KORU (espiral): vida nova ou começo, crescimento, harmonia e paz.





- Espiral ou cruz: união de amizade/vidas para a eternidade.

- HERU (pente): é um adorno cerimonial para homens Maoris. Usado atualmente também como adorno para cabelos ou pingentes (para ambos os sexos).



- PATU, MERE OU WAHAIKA: espécie de arma (taco) manejado para simbolizar o encorajamento. O uso moderno desta item simboliza o encorajamento e superação das dificuldades e desafios da vida.



- MANAIA: Guardião espiritual que protege a pessoa contra o mal. Tradicionalmente com cabeça de pássaro, corpo de homem e rabo de um peixe, criando um equilíbrio entre o céu, terra e mar.



- Círculo ou disco : simboliza a continuidade

A Ilha Sul é grande produtora de Jade no país. Caso esteja pela costa oeste da Ilha Sul, vale a pena passar por Hokitika ou Greymouth para 'arrecadar' alguns souvenirs, além de conhecer antigas minas de extração de ouro ou carvão.

Por esses lados também estão as famosas Pancake Rocks, em Punakaiki.





Um comentário:

Anônimo disse...

Tem algum lugar em São Paulo que eu posso encontrar para comprar ?